Conscientização

São João também é momento de combate ao machismo

Ação da Secretaria da Mulher alerta para o comportamento dos homens durante a festa

por Paula Brasileiro

Uma ação da Secretaria da Mulher do Recife tem tratado neste São João, com bom humor, um assunto muito sério: a violência contra a mulher. Instalado no Sítio Trindade, principal polo da festa junina na capital pernambucana, o 'Donzelômetro' pretende, de forma lúdica, alertar para o comportamento masculino durante a festa.

A coordenadora da ação, Fernanda Costa Lima, acompanhava a movimentação no estande da Secretaria, neste sábado (23). Ela explicou melhor a atividade: "É uma ação de combate ao machismo. A gente usou as expressões do nosso 'pernambuquês' e colocamos o 'Donzelômetro', que tem feito o maior sucesso e está atendendo algumas expectativas nossas de identificar como anda a cabeça dos meninos". Segundo a coordenadora, o objetivo maior é conscientizar para "tirar a nossa cidade das estatísticas de violência contra a mulher". 

Na fila, para fazer o teste, homens e mulheres se divertiram e aprovaram a brincadeira. A professora Raíza Nayara de Melo elogiou a iniciativa: "Muito boa essa ideia, principalmente para os rapazes mais novos, que estão em processo de formação". Para a bióloga Jimene Tavares, a abordagem do teste foi acertada: "Tá lindo e está de um jeito que todo mundo consegue entender, bem coloquial".  
 

Comentários