Uma década

Forrozão do Galo celebra 10 anos exaltando tradições nordestinas

Festa do maior bloco de Carnaval do mundo homenageia a cultura junina durante dois dias

por Paula Brasileiro

O Forrozão do Galo chega à sua décima edição, em 2018, prometendo novidades. Este ano, o festejo junino homenageia a cultura e o folclore nordestinos, visando difundir e fomentar as manifestações culturais relacionadas a este período. A festa acontece nos dias 1º e 2 de junho, no Bairro de São José, centro do Recife.

Agregando diversos elementos típicos do Nordeste, a temática principal da festa será voltada para o período de plantio e colheita do milho, que será celebrada através de um cortejo cênico. Os principais santos do ciclo junino também serão lembrados, como São José, Santo Antônio, São JOão e São Pedro.

Durante o percurso do desfile, que terá aproximadamente dois km, o público poderá ver os principais elementos tradicionais da época como bacamartes, bandeiras dos santos, estrela e andor de São João, balões iluminados, grupo de pífanos e xaxado, bonecos gigantes, carros alegóricos com figuras folclóricas, quadrilhas juninas, fogos de artifício e trio elétrico.

Já ao redor da Praça Sérgio Loreto, seis polos temáticos sediarão apresentações. O Polo Instrumental receberá grupos de baião, xote e xaxado; o Polo Raízes terá performances de grupos folclóricos de coco, repente, embolada e ciranda; o Polo Gastronômico oferecerá as comidas típicas da época; o Polo das Artes terá uma cidade cenográfica com exposição de artesanato; e o Polo do Forró contará com shows.

Serviço
Forrozão 2018
1º e 2 de junho | 18h
Praça Sérgio Loreto - São José
Gratuito

Comentários