Clicky

Recife • 18/06/2017 - 01:17 • Atualizado em: 18/06/2017 - 10:16

Quadrilhas juninas esbanjam amor e dedicação à cultura no Recife

por Roberta Patu
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Foto: Recife, Sítio da Trindade, quadrilhas juninas
As cores e as bandeirolas anunciam a chegada do São João e, com ele, a cultura e a crença de milhares de pessoas. Para celebrar esse período, crianças e jovens dedicam-se exaustivamente às apresentações juninas e levam no olhar a cultura e o amor à tradição. No Sítio Trindade, principal polo do São João do Recife, dezenas de quadrilhas juninas se reuniram, na noite deste sábado (17), para tentar uma vaga na final do Concurso de Quadrilhas Juninas.
 
Aos 19 anos, a jovem Dayana Laurinda, que participa da quadrilha junina 'Chinelar', de Tracunhaém, fala sobre o orgulho de poder fazer parte de um dos festejos mais esperados pelos nordestinos. "O que mais me emociona é poder levar a cultura e a alegria para o povo. É um esforço que contagia e que nos motiva a querer continuar sempre", disse, em entrevista ao LeiaJá
 
Com as mãos na cintura, olhar distante e pés inquietos, Paulo Sérgio da Silva, de 21 anos, ostentava um vestido rodado de cores fortes que evidenciavam a dedicação de integrar o grupo do município de Tracunhaém. Para o participante, que ensaiou durante seis meses, é uma honra poder participar de uma das seletivas do concurso de quadrilhas juninas. 
 
"É um orgulho poder sair da cidade que eu moro para se apresentar aqui no Recife. É uma conquista que espero mandar por vários anos", contou. Para Paulo, os seis meses de dedicação o motiva ainda mais: "Esse período de ensaio e dedicação, indiscutivelmente, nos incentiva diariamente. A cada conquista de figurino, ensaio e escolhas nos impulsiona para lutar por novas apresentações". 
 
Integrando um grupo de Águas Compridas, em Olinda, o estudante Alyson Santana, de 23 anos, revela que em cada apresentação deixa um pouco da sua dedicação. "Dançar e se apresentar, durante o São João, é minha vida. Em cada arraial que passamos, deixamos um pouco de nós e levamos a esperança de conquistar o público e tudo que for possível", concluiu. 
 
As quadrilhas juninas participam da semifinal do concurso de quadrilhas juninas, que foi realizada no Sítio da Trindade - Zona Norte do Recife, neste sábado (17).

Comentários